GOETHEANUM STUDIUM
 

Espírito como realidade individual

Os estudos internacionais no Goetheanum, Suiça oferecem especialmente a pessoas jovens a possibilidade de conhecer fundamentos da Antroposofía. Em particular, oferece um trimestre de estudos em que os textos lidos e as discussões são em português e espanhol.

Data – 07 de outubro a 20 de dezembro de 2019

 
LR---8332-2- Squarespace-long.jpg
_GAS4823.jpg

ATRAVÉS DE

Obras básicas
de Rudolf Steiner

Cursos de arte

Viagem de estudos

 
Feutrine_couleur_0128.jpg

PARA QUE

Mobilidade interna

Amor à linguagem
e ao pensamento

Vontade de se engajar

 
1459860080960.jpg

PARTINDO DE

Um julgamento autônomo

Habilidade dialógica

Fundamentos
de Antroposofía

 

Temporariamente, las informaciones sobre el Estudio en Español y Portugués constan solamente en portugués. Cualquier pregunta favor escribir a Studium am Goetheanum studium(at)goetheanum.ch

 
_GAS5544- Squarespace.jpg

Investigar Antroposofía

A meta do estudo é o aprofundamento e o conhecimento de conteúdos e métodos fundamentais da Ciência Espiritual. O estudo é em tempo integral. Pressupõe um forte compromisso individual por parte dos estudantes. Conhecimentos prévios não são necessários.

 
_GAS5119- Squarespace.jpg
 
 

Investigar

IMG_5526aa-(1).jpg

OBRAS

Diariamente estudamos textos de obras básicas de Rudolf Steiner – ‹A Filosofia da Liberdade›, ‹Teosofia›, ‹Como Alcançar Conhecimento dos Mundos Superiores› e ‹A Ciência Oculta›.

ARTE

Pintura, desenho, modelagem, música, arte da fala e euritmia: através da experiência e do exercício artístico o Estudo no Goteheanum deseja promover o desenvolvimento de capacidades que podem contribuir para uma construção criativa da vida e do caminho profissional. A parte artística é ministrada em inglês.

 

 
 

Especial

PROJETO INDIVIDUAL

Um projeto individual oferece a possibilidade de trabalhar um tema escolhido. Pode ser um tema dentro de um aspecto da Antroposofía, um tema cultural ou artístico.

VIAGEM DE ESTUDOS

O estudo é complementado por uma viagem de estudos à Catedral de Chartres (França) e pequenas excursões a centros de importância cultural, próximos ao Goetehanum: Colmar, Strasbourg (França) ,Berna e Zurique (Suiça), Freiburg e Heidelberg (Alemanha). Os custos dessas viagens não estão incluídos no valos do curso.

 
 
 

Seminários

Quatro vezes por semana pode-se participar de seminários sobre temas de pesquisa atual oferecidos por colaboradores do Goetheanum e docentes de diferentes partes do mundo (sobretudo em inglês).

 
_DSC7732-+Squarespace- Squarespace.jpg
 
 

Temas

_GAS5377b- Squarespace.jpg

SEMINÁRIO SEMANAL SOBRE FILOSOFIA

Elementos da Antiguidade Clássica, de Filosofia Medieval, Filosofia Moderna e Contemporânea Constanza Kaliks

SEMINÁRIOS EM INGLÊS

Light and Color:  A Goetheanistic Approach Johannes Kühl · An Appreciation of Rudolf Steiner’s Carved Group Caroline Chanter · The Significance of the Parsifal Legend Thomas Didden · Clay Modeling Christian Hitsch · The Quality of Money Paul Mackay Pre-Christian Mysteries and the Mystery of Golgotha Virginia Sease · Geometric Drawing Oliver Conradt · Special Paintings in Florence Virginia Sease Experiencing the Art of Florence Thorwald Thiersch · Rudolf Steiner’s Meditations and Mantras Virginia Sease · Rudolf Steiner’s Christology Philip Martyn · Education as an Art Joan Sleigh · The Founding of the Anthroposophical Society at the Christmas Conference 1923/24 Virginia Sease

 
 
 

Direção

03-constanza.jpg

Constanza Kaliks

Dr. Constanza Kaliks was a teacher of mathematics and a teacher educator for many years in Brazil. She leads the Youth Section and is a Member of the Executive Council at the Goetheanum. 

05-joan.jpg

Joan Sleigh

Joan Sleigh was a class teacher and teacher educator in South Africa before she became a Member of the Executive Council at the Goetheanum. She is responsible for the “World Initiative Forum”.

04-virginia.jpg

Virginia sease

Dr. Virginia Sease is the founder of the Anthroposophical Studies in English. Her main areas of expertise are Art History, Christology through Anthroposophy. Emeritus Member of Executive Council at the Goetheanum.

01-edda.jpg

edda nehmiz

Edda Nehmiz is the contact person for all kinds of information around the studies like applications for the study programs, residence permits, financial matters and study trips. 

02-robin.jpg

Robin Schmid

Robin Schmidt teaches cultural history, philosophy and fundamentals of anthroposophy. He conducts research on digital change in society and education and is head of the “Forschungsstelle Kulturimpuls” Research Institute.

 
_GAS4550- Squarespace.jpg
 
 

Viver com o Goetheanum

 

CAMPUS

O Goetheanum pode ser visto simultaneamente como um centro cultural e como campus. Permanentemente ocorrem aqui congressos, encontros, seminários, apresentações artísticas, exposições de quadros, esculturas e instalações. As iniciativas e os projetos de pesquisa das Seções da Escola Livre para Ciência Espiritual assim como diversos centros de formação oferecem possibilidades de ampliar as experiências.

 

MUNDO

04-IMG_7230aa.jpg

Pessoas de todos os continentes e muitos países vêm ao Goetheanum. Muitas culturas, línguas e caminhos de vida se encontram e permitem enriquecimento mútuo. Essa pluralidade possibilita um ambiente muito propício para os encontros. Como sede da Sociedade Antroposófica Geral e da Escola Livre para Ciência Espiritual o Goetheanum é um lugar em que se pode vivenciar de maneira privilegiada o movimento antroposófico internacional em sua atualidade e seus desenvolvimentos.

 

PAISAGEM

IMG_2300.jpg

A paisagem e o entorno do Goetheanum são um lugar único para vivenciar o presente e o passado da arquitetura orgânica antroposófica. O ambiente cultural se insere na paisagem das montanhas do Jura. A jardinagem do Goetheanum realiza uma integração única entre paisagismo, agricultura biológico-dinâmica e um parque que cresceu e se constituiu durante já mais de cem anos.

 

Basel

Basel oferece uma oportunidade excelente de vivenciar a cultura suíça, europeia e internacional através de seus museus renomados, arquitetura significativa, a Universidade e sua vida estudantil. A cidade proporciona vivencias diversificadas com o seu carnaval legendário, os festivais de arte pop e a ‘Art Basel’.

 
 
 

Edda Nehmiz

travaille-5228.jpg

é a pessoa de contato para todas as perguntas sobre o estudo, a inscrição, documentação, vistos de estudante, finanças e viagens de estudo.

Tel. +41 61 706 44 14
Fax +41 61 706 44 17
studium(AT)goetheanum.ch

 
_GAS4544 – squarespace.jpg