GOETHEANUM STUDIUM
 

Espírito como realidade individual

Os estudos internacionais no Goetheanum, Suiça oferecem especialmente a pessoas jovens a possibilidade de conhecer fundamentos da Antroposofía. Em particular, oferece um trimestre de estudos em que os textos lidos e as discussões são em português e espanhol.

Data – 02 de outubro a 15 de dezembro de 2017

 
LR---8332-2- Squarespace-long.jpg
_GAS4823.jpg

ATRAVÉS DE

Obras básicas
de Rudolf Steiner

Cursos de arte

Viagem de estudos

 
Feutrine_couleur_0128.jpg

PARA QUE

Mobilidade interna

Amor à linguagem
e ao pensamento

Vontade de se engajar

 
1459860080960.jpg

PARTINDO DE

Um julgamento autônomo

Habilidade dialógica

Fundamentos
de Antroposofía

 

Temporariamente, las informaciones sobre el Estudio en Español y Portugués constan solamente en portugués. Cualquier pregunta favor escribir a Studium am Goetheanum studium(at)goetheanum.ch

 
_GAS5544- Squarespace.jpg

Investigar Antroposofía

A meta do estudo é o aprofundamento e o conhecimento de conteúdos e métodos fundamentais da Ciência Espiritual. O estudo é em tempo integral. Pressupõe um forte compromisso individual por parte dos estudantes. Conhecimentos prévios não são necessários.

 
_GAS5119- Squarespace.jpg
 
 

Investigar

IMG_5526aa-(1).jpg

OBRAS

Diariamente estudamos textos de obras básicas de Rudolf Steiner – ‹A Filosofia da Liberdade›, ‹Teosofia›, ‹Como Alcançar Conhecimento dos Mundos Superiores› e ‹A Ciência Oculta›.

ARTE

Pintura, desenho, modelagem, música, arte da fala e euritmia: através da experiência e do exercício artístico o Estudo no Goteheanum deseja promover o desenvolvimento de capacidades que podem contribuir para uma construção criativa da vida e do caminho profissional. A parte artística é ministrada em inglês.

 

 
 

Especial

PROJETO INDIVIDUAL

Um projeto individual oferece a possibilidade de trabalhar um tema escolhido. Pode ser um tema dentro de um aspecto da Antroposofía, um tema cultural ou artístico.

VIAGEM DE ESTUDOS

O estudo é complementado por uma viagem de estudos à Catedral de Chartres (França) e pequenas excursões a centros de importância cultural, próximos ao Goetehanum: Colmar, Strasbourg (França) ,Berna e Zurique (Suiça), Freiburg e Heidelberg (Alemanha). Os custos dessas viagens não estão incluídos no valos do curso.

 
 
 

Seminários

Quatro vezes por semana pode-se participar de seminários sobre temas de pesquisa atual oferecidos por colaboradores do Goetheanum e docentes de diferentes partes do mundo (sobretudo em inglês).

 
_DSC7732-+Squarespace- Squarespace.jpg
 
 

Temas

_GAS5377b- Squarespace.jpg

SEMINÁRIO SEMANAL SOBRE FILOSOFIA

Elementos da Antiguidade Clássica, de Filosofia Medieval, Filosofia Moderna e Contemporânea Constanza Kaliks

SEMINÁRIOS EM INGLÊS

Light and Color:  A Goetheanistic Approach Johannes Kühl · An Appreciation of Rudolf Steiner’s Carved Group Caroline Chanter · The Significance of the Parsifal Legend Thomas Didden · Clay Modeling Christian Hitsch · The Quality of Money Paul Mackay Pre-Christian Mysteries and the Mystery of Golgotha Virginia Sease · Geometric Drawing Oliver Conradt · Special Paintings in Florence Virginia Sease Experiencing the Art of Florence Thorwald Thiersch · Rudolf Steiner’s Meditations and Mantras Virginia Sease · Rudolf Steiner’s Christology Philip Martyn · Education as an Art Joan Sleigh · The Founding of the Anthroposophical Society at the Christmas Conference 1923/24 Virginia Sease

 
 
 

Direção

 

CONSTANZA KALIKS

_GAS5151.jpg

Estudos de Matemática e Pedagogia Waldorf. Doutora em Educação com uma tese sobre Nicolau de Cusa. Professora waldorf de Ensino Médio e docente para formação de professores em São Paulo. Desde 2012 dirige a Seção de Jovens na Escola Livre para Ciência Espiritual no Goetheanum. Desde 2015 membro da diretoria da Sociedade Antroposófica. Pesquisa na área de Educação e questões da contemporaneidade.

 
 
_GAS4743- Squarespace.jpg
 
 

Viver com o Goetheanum

 

CAMPUS

O Goetheanum pode ser visto simultaneamente como um centro cultural e como campus. Permanentemente ocorrem aqui congressos, encontros, seminários, apresentações artísticas, exposições de quadros, esculturas e instalações. As iniciativas e os projetos de pesquisa das Seções da Escola Livre para Ciência Espiritual assim como diversos centros de formação oferecem possibilidades de ampliar as experiências.

 

MUNDO

04-IMG_7230aa.jpg

Pessoas de todos os continentes e muitos países vêm ao Goetheanum. Muitas culturas, línguas e caminhos de vida se encontram e permitem enriquecimento mútuo. Essa pluralidade possibilita um ambiente muito propício para os encontros. Como sede da Sociedade Antroposófica Geral e da Escola Livre para Ciência Espiritual o Goetheanum é um lugar em que se pode vivenciar de maneira privilegiada o movimento antroposófico internacional em sua atualidade e seus desenvolvimentos.

 

PAISAGEM

IMG_2300.jpg

A paisagem e o entorno do Goetheanum são um lugar único para vivenciar o presente e o passado da arquitetura orgânica antroposófica. O ambiente cultural se insere na paisagem das montanhas do Jura. A jardinagem do Goetheanum realiza uma integração única entre paisagismo, agricultura biológico-dinâmica e um parque que cresceu e se constituiu durante já mais de cem anos.

 

Basel

Basel oferece uma oportunidade excelente de vivenciar a cultura suíça, europeia e internacional através de seus museus renomados, arquitetura significativa, a Universidade e sua vida estudantil. A cidade proporciona vivencias diversificadas com o seu carnaval legendário, os festivais de arte pop e a ‘Art Basel’.

 
 
 

Edda Nehmiz

travaille-5228.jpg

é a pessoa de contato

para todas as perguntas sobre o estudo, a inscrição, documentação, vistos de estudante, finanças e viagens de estudo.

Tel. +41 61 706 44 14
Fax +41 61 706 44 17
studium(AT)goetheanum.ch

 
_GAS4544 – squarespace.jpg